terça-feira, 24 de outubro de 2017

CEFA no SAE do CEPT




Organização e palestrantes do I SAE
De 09 a 11 de outubro fui convidado, como representante do CEFA, para participar do “1º Seminário de Arte na Educação: Educar para transformar” (SAE) realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC) em Rio Branco/AC.

Gostaria de começar falando sobre como o convite surgiu... esse seminário foi organizado por um grupo de pessoas (pais, educadores e pessoas preocupadas com educação) de Rio Branco que possuem as mesmas inquietações e vontades do CEFA, e se sentiram inspirados nas ações do nosso coletivo em Manaus. Esse grupo se autodenomina de *Coletivo Educar para Transformar (CEPT)* (me corrijam se mudarem!), a quem peguei o gosto de chamar de “coletivo irmão”, de tão semelhante que são os nossos ideais e dificuldades com que se deparam em Rio Branco!

Através de articulação com a UFAC eles convocaram diversas personalidades ligadas a educação para compartilhar suas experiências com a comunidade de educadores e alunos dos mais diversos cursos da universidade (artes cênicas, música, pedagogia, história,...). Entre as pessoas convidadas para palestrar encontravam-se Clarissa Suzuki (Instituto Arte na Escola), Edilene Morikawa (Escola Projeto Âncora) e Helena Singer (Ashoka para a Juventude).

Eu e gestora Lúcia durante a oficina
Eu, juntamente com a gestora Lucia Cristina, da Escola Municipal Waldir Garcia, ofertamos uma oficina onde compartilhamos nossa experiência de até então na escola e atendemos a questionamentos dos participantes. Na quarta-feira participamos de uma mesa redonda sobre práticas inspiradoras onde novamente apresentamos sobre as nossas experiências juntamente com a diretora do Projeto Âncora, Edilene. Terminamos a mesa com a pergunta provocadora de uma menina de 6 anos na plateia que questionou “porque que toda educação não é assim?”.
Mesa redonda com representantes de comunidades indígenas

Resumidamente, coloco alguns pontos a seguir das vivências durante o SEA:


·  Houve uma mesa redonda com representantes de comunidades indígenas demonstrou que várias das prática comuns e antigas deles contém elementos em que acreditamos como: protagonismo da criança, aprendizagem significativa, empatia,... Foi muito gratificante escutar sobre as vivências deles e perceber os pontos em comum.


· Em uma das palestras da Clarissa, foram apresentados vários vídeos de projetos educacionais envolvendo artes que ganharam o prêmio “Arte na escola cidadã”. Experiências ricas envolvendo as várias dimensões da criança e as comunidades escolares no processo... Destaco o projeto feito na CEI Dr. Djalma Ramos na cidade de Lauro de Freitas/BA sobre o Riachão.


· A apresentação “Cordel do Benedito” pelo Cadu Souza foi fantástica! Todos os presentes no auditório foram convidados a sentar num grande círculo em cima do palco enquanto Cadu contava suas histórias com auxílio das crianças presentes para deleite e riso de todos os presentes.
Cordel do benedito
Agradeço de coração aos querid@s Diego, Faby, Hanna, Iris, Ivan, Leonel, Maíra e Renis, pelo convite e recepção em Rio Branco. Fui inclusive muito bem recebido e hospedado pelo Diego, Maíra e Fênix! Fiquei comovido com a empolgação do movimento deles e foi um enorme prazer poder contribuir e estimular um pouco mais eles e a sociedade em Rio Branco a querer/lutar por uma educação pública de qualidade, integral e democrática.


Por Gil Felipe Gonçalves Miranda, pai de duas meninas na rede municipal de ensino, biólogo/entomólogo e membro do CEFA