Banner da premiação regional |
Quando no
início de 2016 começamos a participar mais ativamente da vida escolar da EMEF
Professor Waldir Garcia, e tivemos a oportunidade de contribuir com novas
formas de ação pedagógica, não imaginávamos que alcançaríamos resultados
positivos tão rapidamente. O projeto “Rede de aprendizagem: a ‘tutoria’ do
Waldir Garcia”, construído em conjunto entre membros do CEFA e a comunidade
escolar, colheu frutos logo no seu início. Dentre os elementos facilmente
mensuráveis pode-se elencar: melhoria na freqüência, diminuição substantiva da
evasão, e melhoria na qualidade de escrita e leitura. Além disto, foi possível
perceber inúmeros outros avanços no desenvolvimento das crianças, como a
habilidade de reconhecer e relatar os diferentes estados emocionais e a que
eles estavam ligados. Essa velocidade no processo muito nos surpreendeu, nos
alegrou e nos demonstrou a responsabilidade que temos durante esse processo
formativo na escola.
Mas ainda mais
surpresos ficamos quando, depois de termos nos inscrito na 12ª Edição do Prêmio
Itaú-Unicef, que tem como mote este ano “Educação Integral, Parcerias em
Construção”, fomos escolhidos para finalistas da regional Norte e,
posteriormente, vencendo neste nível e participando da final nacional como uma
parceria de micro porte. O prêmio foi dividido entre oito regionais e quatro
portes orçamentários (micro, pequeno, médio e grande). Assim, o prêmio busca reconhecer
e estimular as parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas
que contribuem através de atividades socioeducativas para o desenvolvimento
integral dos jovens.
Lúcia (gestora da escola Waldir Garcia) e Gil (integrante do CEFA) recebendo a premiação da regional norte. |
Abrangendo a
todos os estudantes da escola, o projeto “Rede de aprendizagem: a ‘tutoria’ do
Waldir Garcia”, parte do princípio que norteia as ações do CEFA: a construção
de uma escola democrática, pública e fundamentada no conceito de educação
integral. Objetivamente o projeto busca possibilitar a formação integral dos educandos,
contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, protagonismo e prática cidadã
dessas crianças. Para tanto, existem atividades
direcionadas aos educandos, como a elaboração de um projeto de vida, do plano de estudos individual, além da participação efetiva
nas atividades coletivas da escola como assembleias, grupos de responsabilidade e oficinas. O
acompanhamento mais aproximado do desenvolvimento dos educandos se dá através
de grupos plurais de até seis crianças, que são orientadas por um adulto, quer
sejam professores (as), funcionários (as) administrativos (as), pais, mães, enfim,
qualquer membro da comunidade escolar. Uma vez por semana ocorre uma reunião
entre ‘tutores’ e educandos para que haja esta relação presencial. Grosso modo,
o projeto contribui devido a sua atenção individualizada ao desenvolvimento de
cada criança.
Como o projeto não tem um fim propriamente
dito, ele ainda continuará a ser aplicado no Waldir Garcia no ano de 2018 e,
nesse sentido, o prêmio Itaú-Unicef não só nos alegra pelo reconhecimento, como
nos incentiva e nos ajudará, através do aporte financeiro recebido, a
desenvolver ainda mais a atividade dentro das limitações e possibilidades
dessas crianças da escola.
Para nós do CEFA o prêmio significa, além de
um grande reconhecimento do nosso esforço, a abertura de novas oportunidades de
desenvolvimento pedagógico, tendo em vista que ao participar dos eventos de
premiação pudemos conhecer e trocar experiências com inúmeros outros grupos que
se envolvem também com as questões de educação integral. Afora o claro ganho
pedagógico com o cambio de conhecimentos, tivemos uma enorme injeção de ânimo
ao vermos que nossa luta é compartilhada com inúmeros outros grupos no país. O
que nos alenta e nos incentiva ainda mais para lutar por uma educação
democrática, pública, laica, gratuita e de qualidade.
Ana (CEFA), Lucia (Waldir Garcia), Inês (Waldir Garcia), Eda (CIEJA Campo Limpo), Lena (Waldir Garcia) e Noranei (Waldir Garcia) na premiação nacional |
Por fim gostaríamos de agradecer
publicamente a todos (as) os (as) funcionários (as) do Waldir Garcia pela
recepção e paciência com nossas ações dentro da escola e ao prêmio Itaú-Unicef
pela oportunidade e reconhecimento. E parabéns a todas as iniciativas que
participaram do prêmio, em especial ao projeto “Circulando a Cultura na
Escola”, grande vencedor nacional na categoria micro porte.
Por Marcelo da Silveira Rodrigues, integrante do CEFA.
* Notícia sobre a premiação no jornal A Crítica: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/projeto-de-escola-integral-de-manaus-e-destaque-em-premio-nacional-do-itau-unicef