terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Prêmio Itaú-UNICEF

Banner da premiação regional
Quando no início de 2016 começamos a participar mais ativamente da vida escolar da EMEF Professor Waldir Garcia, e tivemos a oportunidade de contribuir com novas formas de ação pedagógica, não imaginávamos que alcançaríamos resultados positivos tão rapidamente. O projeto “Rede de aprendizagem: a ‘tutoria’ do Waldir Garcia”, construído em conjunto entre membros do CEFA e a comunidade escolar, colheu frutos logo no seu início. Dentre os elementos facilmente mensuráveis pode-se elencar: melhoria na freqüência, diminuição substantiva da evasão, e melhoria na qualidade de escrita e leitura. Além disto, foi possível perceber inúmeros outros avanços no desenvolvimento das crianças, como a habilidade de reconhecer e relatar os diferentes estados emocionais e a que eles estavam ligados. Essa velocidade no processo muito nos surpreendeu, nos alegrou e nos demonstrou a responsabilidade que temos durante esse processo formativo na escola.
Mas ainda mais surpresos ficamos quando, depois de termos nos inscrito na 12ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef, que tem como mote este ano “Educação Integral, Parcerias em Construção”, fomos escolhidos para finalistas da regional Norte e, posteriormente, vencendo neste nível e participando da final nacional como uma parceria de micro porte. O prêmio foi dividido entre oito regionais e quatro portes orçamentários (micro, pequeno, médio e grande). Assim, o prêmio busca reconhecer e estimular as parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas que contribuem através de atividades socioeducativas para o desenvolvimento integral dos jovens.
Lúcia (gestora da escola Waldir Garcia) e Gil (integrante do CEFA) recebendo a premiação da regional norte.
Abrangendo a todos os estudantes da escola, o projeto “Rede de aprendizagem: a ‘tutoria’ do Waldir Garcia”, parte do princípio que norteia as ações do CEFA: a construção de uma escola democrática, pública e fundamentada no conceito de educação integral. Objetivamente o projeto busca possibilitar a formação integral dos educandos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, protagonismo e prática cidadã dessas crianças. Para tanto, existem atividades direcionadas aos educandos, como a elaboração de um projeto de vida, do plano de estudos individual, além da participação efetiva nas atividades coletivas da escola como assembleias, grupos de responsabilidade e oficinas. O acompanhamento mais aproximado do desenvolvimento dos educandos se dá através de grupos plurais de até seis crianças, que são orientadas por um adulto, quer sejam professores (as), funcionários (as) administrativos (as), pais, mães, enfim, qualquer membro da comunidade escolar. Uma vez por semana ocorre uma reunião entre ‘tutores’ e educandos para que haja esta relação presencial. Grosso modo, o projeto contribui devido a sua atenção individualizada ao desenvolvimento de cada criança.
Como o projeto não tem um fim propriamente dito, ele ainda continuará a ser aplicado no Waldir Garcia no ano de 2018 e, nesse sentido, o prêmio Itaú-Unicef não só nos alegra pelo reconhecimento, como nos incentiva e nos ajudará, através do aporte financeiro recebido, a desenvolver ainda mais a atividade dentro das limitações e possibilidades dessas crianças da escola.
Para nós do CEFA o prêmio significa, além de um grande reconhecimento do nosso esforço, a abertura de novas oportunidades de desenvolvimento pedagógico, tendo em vista que ao participar dos eventos de premiação pudemos conhecer e trocar experiências com inúmeros outros grupos que se envolvem também com as questões de educação integral. Afora o claro ganho pedagógico com o cambio de conhecimentos, tivemos uma enorme injeção de ânimo ao vermos que nossa luta é compartilhada com inúmeros outros grupos no país. O que nos alenta e nos incentiva ainda mais para lutar por uma educação democrática, pública, laica, gratuita e de qualidade.
Ana (CEFA), Lucia (Waldir Garcia), Inês (Waldir Garcia), Eda (CIEJA Campo Limpo), Lena (Waldir Garcia) e Noranei (Waldir Garcia) na premiação nacional
Por fim gostaríamos de agradecer publicamente a todos (as) os (as) funcionários (as) do Waldir Garcia pela recepção e paciência com nossas ações dentro da escola e ao prêmio Itaú-Unicef pela oportunidade e reconhecimento. E parabéns a todas as iniciativas que participaram do prêmio, em especial ao projeto “Circulando a Cultura na Escola”, grande vencedor nacional na categoria micro porte. 

Por Marcelo da Silveira Rodrigues, integrante do CEFA.

* Notícia sobre a premiação no jornal A Crítica: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/projeto-de-escola-integral-de-manaus-e-destaque-em-premio-nacional-do-itau-unicef