segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Elogio da Gentileza


Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Gentileza (13 de novembro), a Escola Municipal Waldir Garcia exalta a vida e a obra do filósofo popular José Datrino, mais conhecido como Gentileza, ou como ele preferia, “José Agradecido, o Profeta”. Em tempos de pouca delicadeza, falar da vida desse filósofo popular com crianças, dando a conhecer os seus gestos e voz às suas mensagens, é também um ato de amor, de partilha de afetos e de respeito à vida de todos.

Fonte: Internet


Na oficina de Iniciação à Filosofia: recriando os murais
de Gentileza.
Durante três meses, por meio do projeto intitulado Gentileza Gera Gentileza, desenvolvido pela Professora Andréa Bastos, na Oficina de Iniciação à Filosofia com estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, se apostou que “ser gentil é oportunizar experiências que valorizem o potencial de criar e de aprender, contribuindo para a formação individual e coletiva das crianças”. O projeto foi proposto como uma forma de praticar a boa convivência, a solidariedade, a paciência e a boa vontade no dentrofora da escola, como forma de resistência a um mundo marcado pelas desigualdades e que, permeado pela tecnologia, tem afastado as pessoas do convívio diário e das atividades tradicionais coletivas, levando-as ao individualismo e isolamento.

Amor, respeito e gentileza: produções
das crianças.
Ao conhecerem a vida do Profeta Gentileza, muitas indagações surgiram com esse exercício de pensar a importância da gentileza e da solidariedade, como: “Por que alguém resolve viver com esta filosofia de vida?”; “O que ações como as do Profeta podem gerar nas pessoas?” e “Você diria que ele é um sonhador?”. O resultado desse exercício de pensamento e as criações colaborativas das crianças a respeito do tema serão compartilhadas numa apresentação que será realizada no dia 17/11/2017, sexta-feira, às 13 horas no chapéu de palha da escola Waldir Garcia.

Venha e compartilhe desse elogio da gentileza. E, tal como o profeta praticava: não use “por favor”, diga “por gentileza”, pois vivemos em comunidade e não deveríamos nos relacionar pelo favor ou pela troca de conveniências. Em lugar de “obrigado” diga “agradecido”, porque ninguém é obrigado a nada e agradecer é diferente de estar obrigado, não é mesmo?

Abraços cheios de fraternidade e gentileza!

Por Ceane Simões e Andréa Bastos