terça-feira, 24 de outubro de 2017

CEFA no SAE do CEPT




Organização e palestrantes do I SAE
De 09 a 11 de outubro fui convidado, como representante do CEFA, para participar do “1º Seminário de Arte na Educação: Educar para transformar” (SAE) realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC) em Rio Branco/AC.

Gostaria de começar falando sobre como o convite surgiu... esse seminário foi organizado por um grupo de pessoas (pais, educadores e pessoas preocupadas com educação) de Rio Branco que possuem as mesmas inquietações e vontades do CEFA, e se sentiram inspirados nas ações do nosso coletivo em Manaus. Esse grupo se autodenomina de *Coletivo Educar para Transformar (CEPT)* (me corrijam se mudarem!), a quem peguei o gosto de chamar de “coletivo irmão”, de tão semelhante que são os nossos ideais e dificuldades com que se deparam em Rio Branco!

Através de articulação com a UFAC eles convocaram diversas personalidades ligadas a educação para compartilhar suas experiências com a comunidade de educadores e alunos dos mais diversos cursos da universidade (artes cênicas, música, pedagogia, história,...). Entre as pessoas convidadas para palestrar encontravam-se Clarissa Suzuki (Instituto Arte na Escola), Edilene Morikawa (Escola Projeto Âncora) e Helena Singer (Ashoka para a Juventude).

Eu e gestora Lúcia durante a oficina
Eu, juntamente com a gestora Lucia Cristina, da Escola Municipal Waldir Garcia, ofertamos uma oficina onde compartilhamos nossa experiência de até então na escola e atendemos a questionamentos dos participantes. Na quarta-feira participamos de uma mesa redonda sobre práticas inspiradoras onde novamente apresentamos sobre as nossas experiências juntamente com a diretora do Projeto Âncora, Edilene. Terminamos a mesa com a pergunta provocadora de uma menina de 6 anos na plateia que questionou “porque que toda educação não é assim?”.
Mesa redonda com representantes de comunidades indígenas

Resumidamente, coloco alguns pontos a seguir das vivências durante o SEA:


·  Houve uma mesa redonda com representantes de comunidades indígenas demonstrou que várias das prática comuns e antigas deles contém elementos em que acreditamos como: protagonismo da criança, aprendizagem significativa, empatia,... Foi muito gratificante escutar sobre as vivências deles e perceber os pontos em comum.


· Em uma das palestras da Clarissa, foram apresentados vários vídeos de projetos educacionais envolvendo artes que ganharam o prêmio “Arte na escola cidadã”. Experiências ricas envolvendo as várias dimensões da criança e as comunidades escolares no processo... Destaco o projeto feito na CEI Dr. Djalma Ramos na cidade de Lauro de Freitas/BA sobre o Riachão.


· A apresentação “Cordel do Benedito” pelo Cadu Souza foi fantástica! Todos os presentes no auditório foram convidados a sentar num grande círculo em cima do palco enquanto Cadu contava suas histórias com auxílio das crianças presentes para deleite e riso de todos os presentes.
Cordel do benedito
Agradeço de coração aos querid@s Diego, Faby, Hanna, Iris, Ivan, Leonel, Maíra e Renis, pelo convite e recepção em Rio Branco. Fui inclusive muito bem recebido e hospedado pelo Diego, Maíra e Fênix! Fiquei comovido com a empolgação do movimento deles e foi um enorme prazer poder contribuir e estimular um pouco mais eles e a sociedade em Rio Branco a querer/lutar por uma educação pública de qualidade, integral e democrática.


Por Gil Felipe Gonçalves Miranda, pai de duas meninas na rede municipal de ensino, biólogo/entomólogo e membro do CEFA

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Festa Junina do Waldir Garcia-2017

No final de Junho, antes das férias da escola, a Escola Municipal Professor Waldir Garcia organizou a festa junina anual deles. Vários pontos me encantaram nesse evento... Um deles foi acompanhar de longe como a escola estava se organizando para o evento, a gestora Lúcia Cristina estava aproveitando sua licença, e foi uma ótima oportunidade para o corpo de funcionários da escola tomarem iniciativa e coordenar sem a necessidade da gestora tomar a maior parte das decisões! Pedagogas, professor@s e demais funcionári@s dividiram tarefas para o preparo da escola e alun@s para o dia do evento, indo atrás de alimentos, cadeiras, mesas, brincadeiras, apresentações,... para a festa.

Cada turma possuía sua própria dança junina, e bem coreografada!, e culminou com a apresentação do boi 'Garcioso' da escola. Linda apresentação, decoração e coreografia das crianças.

Foi muito atencioso da equipe da cozinha em preparar uma opção de vatapá vegetariano (sem camarão nesse caso), muito saboroso!

Parabéns aos funcionários da escola Waldir Garcia pelo sucesso do evento e repercussão na comunidade!


Por Gil Felipe Gonçalves Miranda, tesoureiro e pai do CEFA